OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS?



É muito comum ver na internet e na mídia em geral notícias sobre pessoas que foram condenadas pela prática de crimes como desvio de dinheiro, estelionato ou corrupção mesmo exercendo cargos de grande responsabilidade em organizações públicas e privadas.


No contexto social atual presenciamos a busca desenfreada pelo poder e capital além da inobservância de princípios valiosos como a doação e gratidão.


Muitas pessoas parecem ter como filosofia de vida que “os fins justificam os meios” ou até mesmo passam a crer em soluções infalíveis para obter o que desejam e acabam se esquecendo de seus reais objetivos!


Certa vez, em uma conversa um grande amigo me disse: “É muito importante sabermos o dia em que nascemos, mas o mais importante é sabermos do dia em que descobrimos porque nascemos”.


Veja, minha intenção neste post não é passar a impressão que sou contra o capitalismo (de forma alguma), mas é compartilhar com você, caro leitor, que devemos sempre aplicar nossos esforços ao que fomos vocacionados a fazer em prol das pessoas, sociedades e organizações.


Médicos tratam e medicam pessoas, professores ensinam e avaliam seus alunos, assim como os gestores lideram suas equipes promovendo o engajamento do grupo!


Infelizmente, quando nos distraímos no meio do caminho, algumas de nossas capacidades, habilidades e talentos (meios) passam a ser nosso foco ao invés do resultado principal (fins) e tudo o que fizermos será para justificar o resultado, não importando como fazemos.


Mas como descobrir o que realmente devo fazer? Qual deve ser minha motivação? ou como saber a razão de fazer o que faço?


"As respostas a essas perguntas estão em você. Isso mesmo! Você mesmo possui as respostas! Elas virão quando você compreender suas reais motivações e seus objetivos se tornarão mais claros."

Quando temos a certeza do que precisamos fazer, os meios a serem utilizados também são mais nítidos.


Espero que você tenha sucesso em tudo que faça! Ter certeza de suas motivações e saber quais ferramentas irá utilizar para alcançar suas metas é o primeiro passo para o sucesso!


Até breve,


Weber.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo