O PERFIL IDEAL DE UM EMPREENDEDOR




No contexto atual em que vivemos a interação do ser humano com os demais tornou-se uma conquista um tanto disruptiva e bem desafiadora.


Apesar do homem ser considerado um “Ser Sociável”, ainda há muito o que se falar sobre seu desenvolvimento e como é o seu relacionamento com outros indivíduos “iguais”, mas “diferentes” a ele. Sim, isto mesmo! Somos iguais em relação à nossa espécie, mas diferentes quanto a aspectos comportamentais.


Em 1928, o psicólogo norte americano William Marston, em sua metodologia DISC, desenvolveu a ideia de que possuímos quatro tipos de padrões comportamentais que resultam nos seguintes fatores: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.


Pessoas que são muito ativas ao lidar com problemas e desafios são consideradas dominantes; as que gostam de influenciar os outros através de conversas e atividades são influentes; indivíduos descritos como pacientes e confiáveis são considerados estáveis e os que valorizam aderir a regras, regulamentos e estrutura são tidos como cautelosos ou em conformidade.


Nos dias atuais, essa metodologia é muito utilizada com a finalidade de examinar o comportamento dos indivíduos em um determinado ambiente. Importante ressaltar que não há um padrão melhor ou pior, em que pese um deles se sobressair aos demais.


Mas afinal, qual é o perfil ideal de um empreendedor? Dominante, Influente, Estável ou Conformidade? Pois bem, não há uma regra que embase a resposta de apenas uma opção.


Bill Gates, Steve Jobs, Oprah Winfrey e Jeff Bezos são exemplos de empreendedores com personalidades, histórias e perfis diferentes.


Quando aplicada ao mundo dos negócios, a metodologia DISC comprova que pessoas com perfis comportamentais diversos são plenamente capazes de empreender não havendo que se falar em regras de perfis para obter êxito em seus negócios.


A você leitor, pergunto: Qual é o seu perfil comportamental predominante? Como você pode promove-lo para empreender com mais eficiência?


Lembre-se disso: Não existe perfil melhor ou pior!


Quando você se conhece e sabe quais são seus pontos fortes e os pontos que devam ser aprimorados, alcançar suas metas é apenas parte do processo de seu desenvolvimento!

Até breve,


Weber.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Copyright © 2020 Weber Caldeira Cunha Rodrigues.