COMO TORNAR UM NEGÓCIO LONGEVO




Tornar um negócio longevo e duradouro é o maior desafio de todo empreendedor, desde sempre.


Além de criar uma ideia disruptiva, o que já é um grande desafio, torna-se necessário pensar e projetar ações e resultados de médio e longo prazo para que os negócios possam se adequar aos contextos social, econômico e político.


Contrariamente ao senso comum, as empresas familiares não são instituições destinadas ao fracasso ou simplesmente micro sistemas incubadores de "joguinhos" de poder, corrupção ou favorecimentos individuais.


Para a geração dos nossos pais, por exemplo, negócios familiares não se resumiam à realização de um sonho, mas tratavam-se de uma forma de prover sustento para a família através do exercício de uma atividade econômica, tendo a base de sua administração e controle pelos integrantes do próprio núcleo familiar.


De outro lado, para muitos empreendedores da minha geração, empresas familiares devem gerar lucro apenas, do que discordo totalmente.


Um negócio longevo é aquele em que as novas gerações valorizam os esforços de seus fundadores, mas sempre se ocupam em promover soluções de impactos positivos à sociedade. Para isso, devem estar alinhados ao tempo presente, investindo em conhecimento, não apenas restrito ao objeto empresarial mas em todos os contextos possíveis. Somos um mundo globalizado, lembram?


A Receita "Mágica" para que uma empresa seja imortal ainda não existe, mas algumas ações preventivas certamente prolongam os seus dias. Investimentos em desenvolvimento pessoal, gestão de recursos e implementação de processos sucessórios são medidas que favorecem a longevidade de empresas, principalmente as familiares, que correspondem a 85% (oitenta e cinco por cento) da riqueza mundial.


Por último, mas não menos importante: a missão ou propósito de uma empresa não se torna factível e realizável por si só. É preciso cumprir passos direcionados e intencionais. A intencionalidade e direcionamento prolongados no tempo são pilares de negócios saudáveis, longevos e que realmente agregam valor à sociedade.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo