A MOTIVAÇÃO CORRETA PARA EMPREENDER



Dentre os diversos significados da palavra motivação, o motivo pelo qual alguém exerce determinado comportamento em prol de ter uma necessidade atendida é uma definição bem apropriada para o contexto a seguir.


Há muitos anos, em meados do século XIX, um psicólogo chamado William Maslow desenvolveu a Teoria das Necessidades Humanas, na qual separava em hierarquias, as diferentes necessidades que nós, seres humanos, possuímos.


De acordo com esta teoria, existem 5 (cinco) categorias de necessidades: i) Fisiológicas, ii) de Segurança; iii) Sociais; iv) de Estima e v) de Idealização Pessoal (da base para o ápice da pirâmide, respectivamente).


Para Maslow, pelo fato de buscarmos crescimento e êxito em diversas áreas da vida, a perspectiva de satisfação das necessidades é o que gera a força motivadora em nós. O dilema atual é sabermos quais são de fato nossas necessidades, levando em conta a diversidade dos contextos geracional, axiológico e de negócios.


Em que pese Maslow defender as necessidades de um indivíduo em níveis hierárquicos, temos hoje a contestação desta teoria, dando-nos até a impressão de que, para se chegar à idealização pessoal, pouco importa fatores de segurança e/ou sociais, uma vez que pessoas da geração Y ou dos Mileniais não contam com estabilidade de emprego ou formação de núcleo familiar, por exemplo.


Fato incontroverso é que através de Maslow e sua Teoria, torna-se possível a obtenção de autoconhecimento, principalmente no entendimento de nossas motivações, metas e objetivos.


“Entender o motivo pelo qual se busca determinado objetivo e qual ferramenta é utilizada neste processo de busca podem definir um conceito real de motivação para o indivíduo”.

A você leitor, pergunto: Quais são as suas motivações? Por que você faz o que faz? O que espera obter com isso?


Lembre-se disso: Por trás de uma ação, há sempre uma intenção positiva!


Quando você se conhece e descobre sua motivação, alcançar seus objetivos torna-se apenas parte do processo de seu desenvolvimento!


Até breve,

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo